26 fevereiro 2015

A DITADURA DA CHAPINHA


Puxa daqui, estica dalí, coloca mais um pouco de química, passa a escova, estica só mais um pouquinho e passa a chapinha. Ufaaa! Cabelo liso, finalmente! A partir de, sei lá, R$ 30,00 reais você já pode adquirir a sua chapinha.  Há sim... você  já tem uma né?!

Mas quem foi que disse que esse é o padrão de beleza das madeixas?

Padrão? Quem é que define isso?

Pois bem... A verdade é que sempre queremos ser aceitos e acabamos copiando certos modelos e padrões de beleza.
Em especial quero falar sobre cabelo, pois ontem li uma reportagem que me fez parar para pensar nesta questão. A reportagem é de uma aluna de uma faculdade aqui do RJ que sofreu comentários racistas de professores perante toda sua turma por causa do seu cabelo Afro.
Que tipo de sociedade é essa que dita às regras de como devemos ser?

Será que é mesmo a sociedade que impõe e o modismo que nos massacra ditando as regras do seu modo de vestir, falar, comer, se portar e até dos fios de teu cabelo? Ou será que não é nada disso e quem está no comando é você?

A dificuldade de sermos aceitos do jeito que somos, faz com que gere mudanças de todos os tipo em nós... E nessas mudanças constantes acabamos perdendo um pouco de nossa essência para seguir os padrões ditados por quem não está nem aí para nós... ao menos que sejamos iguais dentro desse tal modelo idealizado como “PERFEITO“. Um puro jogo capitalista na verdade!

Já se foi o tempo que se ouvia falar de uma coisa chamada BELEZA NATURAL... Nos dias de hoje tudo está tão mascarado, tão artificial que já não sabemos o que é de verdade. A belíssima música: “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos...” (Caetano Veloso) ficou só na música mesmo estando bem distante do modelo de beleza nos tempos modernos (tempos modernos? Estranho pensar que o tempo realmente é esse!).

Não estou fazendo uma crítica de jeito algum a quem alisa os cabelos, mas sim a essas regras impostas como se isso fosse um padrão de idealização de beleza, logo, quem não tem cabelo liso, não está enquadrado no grupo de cabelos perfeitos!

Cabelo liso, enrolado, cacheado, ondulado, afro, careca, curto, comprido, colorido... Enfim, qual é O SEU estilo? Se quiser, lógico, mude algumas vezes, ou todos os dias, por que não? Afinal a cabeça é TUA e o CABELO é teu!

Beijos e beijos^.^ e até o próximo post!

34 comentários:

  1. Meu cabelo era cacheado e cheio,rs não gostava odiava hj ele é liso alisado por quimica.Eu mesmo cuido deles!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  2. Meu cabelo é muito indefinido. Tem dias que ele acorda lisinho, mas tem dias que é puro cachinho.
    Eu não gosto muito de usar chapinha, acho que estraga demais os fios, mas tem dias que não dá!
    Beijos, Naah!

    Chega Mais Amiga

    ResponderEliminar
  3. Amei o post. Acho que devemos ser livres para escolher ter o cabelo alisado ou enrolado. Beleza real é o que importa de verdade. Parabéns pelo post. É sempre maravilhoso ver gente que incentiva a volta dos cachos.
    Beijinhos

    http://tamodado.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Meu cabelo e o cabelo de todas as mulheres são sempre muito complicados!!!!!
    Ou nós que complicamos!
    Modismo?
    Não uso chapinha, mas cuido muito de meus cabelos!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderEliminar
  5. nem ditadura da chapinha nem ditadura cacheada! essa palavra é mt forte, e cada uma tem que fazer oq quiser, e oq se sentir melhor, se for super alisada que seja, e se for cacheada, que seja tbm XD somos tds lindas!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  6. Meu cabelo é afro e eu adoro ele. Mas eu adoro mudar então as vezes uso ele liso. Xoxo' <3
    Não sou uma It | Fanpage

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post! Meu cabelo era muito volumoso e hoje é alisado quimicamente, a cada três meses retoco a raiz e por não gostar de chapinha (ODEIO ODEIO ODEIO) adoro quando só lavo meu cabelo e pronto, tá feito. Ai a raiz vem nascendo de novo e eu volto a sofrer fazendo chapinha pra sair de casa, queria que inventassem um método para o cabelo com alisamento químico nascer sempre liso kkkk, pois repito, odeio chapinha.
    http://autoradeprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Gente, isso acontece sempre. Tenho cabelo enrolado, e a única química que fiz no cabelo foi para clarear umas 3 mexinhas para eu passar rosa YGAYSU sou um loiro escuro, e meu deus, não é fácil! Já ouvi MUITA gente falar que meu cabelo é "ruim", e fico pensando o que pras pessoas é cabelo ruim. Falando sério? Acho que são esses cabelos totalmente quebrados por causa de quimicas e chapinhas.
    Tenho vontade de ter cabelo liso com umas ondas, só? SIM. Cabelo enrolado é difícil para cuidar, enfim. Porém, continuo com o meu, porque seriamente, chapinha não é uma solução pra mim.
    - um monte de estrelas

    ResponderEliminar
  9. Também sou contra aos padrões de beleza pré estabelecidos, sempre fujo desses "modismos"... quanto mais natural, na minha opinião é melhor!
    www.tatifernandesblog.com.br

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post linda!

    http://palomamirandav.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Que tenha o cabelo liso, cacheado, crespo, alisado, colorido ou ondulado. Com mega hair, careca, curto, comprido, repicado. Que seja lá como for, o importante é se sentir bem e não entrar nos padrões que a sociedade impõe para agradar as outras pessoas que por fim, nem se importam se você está feliz assim.
    Admiro quem é feliz, que é satisfeito com o que tem e que não liga para o que falam e impõem.

    | Acorda Paola |

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post, super concordo com você, tenho amiga que ela tem o cabelo como mostra na imagem, bem cacheadão super lindo, eu adoro e sempre digo a ela haha, acho lindo e acho que cada um tem sua própria beleza :)
    Linda curtindo sua fanpage, beijos e fica com Deus!

    http://nathalianatth.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Acredito que acima de tudo a pessoa tem que estar se sentindo bem consigo mesma,eu já mudei algumas vezes e hoje quase não uso químicas no cabelo,não digo que estou feliz porque meu cabelo é mega volumoso e preferia que tivesse menos volume,porém os alisamentos acabaram com ele,então prefiro deixar natural hoje em dia.
    Bjim

    http://www.vitaminafeminina.com/

    ResponderEliminar
  14. Apesar de tudo, acho que isso melhorou muito! Muitas meninas hoje em dia estão lutando para deixar os cabelos crescerem e se livrarem, de uma vez por todas, da química. As pessoas estão cansando de serem rotuladas e estão se jogando e aceitando quem sempre foram mas escondiam, por medo da aceitação alheia. As pessoas precisam entender que é você quem escolhe quem quer ser e o que te faz bem. Adorei o post, mesmo. Um beijo! ♥
    cirandadeflores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Faz muito tempo que não uso chapinha e meu cabelo nem precisa tanto sabe?! Era mais a nóia de ter o cabelo extremamente liso, ainda bem que parei com isso ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderEliminar
  16. Eu sou a viciada, mas antes era pior, com isso meu cabelo foi ficando fraco! Ano passo fiz progressiva e ajudou um pouco!
    haha adorei o post amor! beijoos!
    www.blogbelezamake.com

    ResponderEliminar
  17. É verdade o que vc disse.. a sociedade cria muito um padrão.. ou as meninas imitam muito suas idolas..
    mas hoje andou melhorando um pouco.. vejo varias meninas com cabelos naturais e longos.. acho bacana isso..
    acho que hoje em dia todo mundo ta percebendo que o bonito é o natural.

    a uma época atrás eu não gostava do meu cabelo.. mas agora cuidando e tratando ele vejo q ele é lindo ;)
    apesar de eu mudar a cor ... pois a cor natural é castanho.. mas acho q o loiro combina mais com meu tom de pele..
    o importante mesmo é a pessoa se sentir bem e não fazer pq a sociedade e a televisao mostra q é legal e deu.

    bjus flor

    http://assunttodemulher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Oi linda eu já fui escrava dos alisamentos até que eles detonaram meus cabelos e eu resolvi parar de vez estou hoje passando pela transição!
    Adorei o teu post, o importante é a pessoa se sentir bem e acho que se aceitar como é realmente!!
    Beijos ♥
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. As coisas mais naturais são as mais bonitas!! Te seguindo! Bjs http://eaianalic.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. os padroes impostos sao dificeis de superar mas com personalidade e esforço se consegue.
    parabens pelo post!

    http://www.jacknuit.com.br

    ResponderEliminar
  21. Meu cabelo é cacheado, eu uso intercalado, às vezes liso, às vezes cacheado mesmo vou variando não gosto de me prender nesses padrões que a mídia acha que é mais bonito ou não, eu me sinto bem do jeito que eu sou e isso basta <3

    Beijo

    http://redandvintage.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  22. É inaceitável em pleno 2015 sofremos com a ditadura da beleza. Somos livres para fazer nossas escolhas e isso implica em toda nossa vida e por que não no cabelo ? Devemos optar a se sentir bem com o cabelo que desejamos,seja ele liso, ondulado, cacheado, Afro e até mesmo careca por que não?
    Ameeei teu post Thatha! Parabéns pelo blog, beijão :*


    http://chiqueversatil.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Acho lindo negras com o cabelo solto, eu admito que faço chapinha pelo fato de ele ser curto e não ser nem liso nem cacheado, mas se não fosse por isso, não faria não, além de estragar o cabelo, toma muito nosso tempo, quando meu cabelo crescer e meus cachos das pontas tomarem forma vou parar de fazer. Ótimo post!
    http://adoletiva.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Meu cabelo sempre foi liso, mas eu acho tão bonito aquele cabelo ondulado!
    Beijinhos!
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. Olha eu sempre troquei os meus canudos pelo liso. até mesmo na escola apanhava o cabelo todo para não aparecer enrolado. Agora? sinto vontade dos meus caracóis, e já não enrolam como antigamente. Ando na fase de não esticar para ver se voltam.
    xoxo, http://adonadasushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Nossa, jura? Logo os professores, logo aqueles que deviam tá orientando e estão se mostrando tão ignorantes, ridículos e racistas. Pasmei. ;/ Mas, enfim, espero que um dia essa realidade mude. Porque com ela muitos acabam sofrendo e isso é terrível.

    http://www.teoremadabeleza.com

    ResponderEliminar
  27. Eu faço progressiva sempre, se não meu cabelo fica muito zuado. Mas meu cabelo nunca foi cacheado, então acho que dá certo pra mim. Mas acho que cada um tem um jeito e um estilo, e deve fazer o que quiser com seu cabelo.
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  28. Eu, há uns bons anos, consegui me libertas e assumir meus cachos, e sou bem mais feliz, apesar da trabalheira ser a mesma (ou mais) hahaha. Mas natural, na minha opinião, é sempre mais bonito!
    Beijos
    Lu • Blog Bwana Luana

    ResponderEliminar
  29. Eu nem me importo com essas coisas, meu cabelo é liso com alguns ondulados nas pontas é muito bonito e uma vez ou outra eu gosto de deixar ele todo onduladinho e as vezes todo liso, eu uso chapinha mas só guando ele acorda de mal humor ou quando eu quero diminuir a gadeia, nem dias que ele fica enorme ç.ç
    Muitas meninas tem vergonha dos seus cabelos, mas eu acho que não deveriam, o cabelo de todo mundo é lindo, e cada um precisa de um cuidado especial, muitas vezes as pessoas veem resenhas de produtos do cabelo de tal pessoa e usam aqueles produtos e não da o resultado esperado nem fica idêntico.
    Concordo muito com você, beijos!
    ||Crazy Cake ||

    ResponderEliminar
  30. Adorei seu post, concordo com o comentário da Gabryela, o mais importante e se sentir bem e ser feliz, bjs
    http://artenaturalle.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  31. Meu cabelo é liso mas volumoso haha
    Te espero em meu cantinho ♛♛
    http://bloumvanille.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  32. Oi Thatha, eu não tolero este tipo de preconceito aliás nenhum, chega disso né, temos o direito de ser quem quisermos com o estilo que for, cabe a cada um de nós aceitar as pessoas como são, mais fico chateada em saber disso, que vergonha deste país, infelizmente ainda nos deparamos com isso, aff. Menina adorei seu blog, bom saber que é de Nikiti tbm \o/, adorei sua visita ao meu blog e que bom que agora vc faz parte do SB tbm hehe. Segui no face e g+ não ví caixa de seguidores, se tiver avisa que sigo tbm. Beijim e bom fim de semana.
    http://somandobelezaporneivamarins.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  33. Acho que cada um deve optar pelo que te faz bem e te agrada, e realmente não seguir os padrões ou tendências IMPOSTOS pelo mundo, mas que no final mudam a sua essência. Sou cacheada e gosto de alisar sim, mas não porque é tendência, mas porque me faz bem... Amei teu texto e super concordo.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderEliminar
  34. Meu cabelo sempre foi cacheado e eu até hoje assumo os meus cachos, não tenho muito paciência com chapinha não hehe, mas com certeza cuido muito bem dos meus cachos.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderEliminar